Decoração e Paisagismo

Dicas de como usar balcão de cozinha em apartamento e ganhar mais espaço

Não faz muitos anos, aqueles que moravam em apartamento só conseguiam completar cozinhas com itens prontos adquiridos em lojas. Hoje é possível montar uma decoração personalizada com móveis sob medida. 

Uma das maiores vantagens disso é justamente poder otimizar ao máximo o espaço desse importante ambiente da casa. Ou seja, mesmo se o cômodo for compacto, é possível ter muitos armários, bancadas e balcão de cozinha.

O texto a seguir foi preparado para te apresentar algumas ideias de layout para cozinha de apartamento. 

Eles são exemplos de bom aproveitamento de espaço, de adequação de antigas ideias às novas tendências de mercado, e de montagem de ambientes com móveis modulados. Continue lendo para saber mais.

balcão de cozinha de cor preta combinando com os armários
Foto: Isabel Leite Arquitetura e Interiores

#1 Cozinha em fita ou linhas paralelas

Como consequência da alta disputa de área livre nas grandes cidades, os novos empreendimentos apresentam apartamentos com dimensões mais compactas. 

Esse é um conceito de moradia bastante procurado por jovens que desejam adquirir a sua primeira residência. E geralmente esse tipo de imóvel oferece uma solução de layout de cozinha em fita, onde equipamentos e móveis são distribuídos em uma linha ou linhas paralelas.

Nesse caso, para que haja uma quantidade maior de balcões na parte inferior, pode-se eliminar o fogão tradicional e substituir por um cooktop – tendo, no lugar do forno, um módulo de armário com duas gavetas. E para compensar ainda mais a falta de área, a verticalidade do ambiente é mais explorada com módulos de várias alturas; no lugar da coifa coloca-se um depurador e, acima dele, um armário com duas portas.

Claro que ainda precisamos destacar que esse tipo de cozinha quase sempre não consegue reproduzir o famoso “triângulo funcional” indicado pelos projetistas.

duas inspirações de balcão de cozinha em fita
Foto: MeyerCortez Arquitetura & Design e Iara Kilaris

balcão instalado entre o fogão e geladeira
Foto: Condecorar Arquitetura e Interiores

Tal triângulo representa os equipamentos ‘fogão, geladeira e pia’, que precisam ficar adequadamente longes um do outro. 

Dê preferência, nas cozinhas em fitas, o bloco de balcões com pia é instalado entre fogão e geladeira, garantindo a distância entre o que produz calor e frio, assegurando o bom funcionamento de tudo. Tente usar pelo menos um módulo de armário com portas e um gaveteiro nesse espaço da casa.

balcão com fogão embutido na cozinha
Foto: Idealizzare Arquitetos -Consultoria em projetos  
duas ideias para dispor fogão, geladeira e pia
Foto: Studio Eloy e Freitas Arquitetura e Lívia Cavalca
cozinha em fita com balcão
Foto: Rua 141 Arquitetura e Danyela Corrêa

#2 Cozinha em ‘L’

Quando existe a possibilidade de fazer a cozinha dos apartamentos com mais largura de planta, outra solução de layout possível é em ‘L’. Esse desenho é formado pelo agrupamento de balcões, armários aéreos e equipamentos. 

Nesse caso, é possível que haja muito mais área de bancada. Só que isso dependerá de um bom planejamento de design que consiga resolver o ambiente, recriando o triângulo funcional como se espera.

Quase sempre o que se faz é colocar o fogão para o lado menor dessa “letra L”. Sobre ele, é instalada a coifa de parede. E no lado maior do agrupamento de balcões – preferencialmente sob um vão de janela – é instalada a pia da cozinha. 

Então, no canto do ambiente fica o módulo de armário igualmente chamado de “balcão de canto”. E, se possível, em outra parede livre do ambiente, é colocada uma torre com geladeira embutida.

balcão para cozinha em L
Foto: A.M Studio Arquitetura

#3 Cozinha com balcão de refeições

Por vezes, na tentativa de fazer as cozinhas dos apartamentos parecerem mais amplas, os projetistas optam por integrar esses ambientes às salas de jantar e de estar. 

Esta integração ou separação pode ser feita apenas com uma meia parede na divisa entre os cômodos. Ou, no lugar dessa estrutura, é colocado um balcão de refeições acompanhado de banqueta – que configura um passa-prato. Assim funcionam as “cozinhas americanas”.

No caso das cozinhas americanas, podemos considerar a área de balcão de refeições como um ganho de espaço para a instalação de balcões voltados para cozinha. 

Já do outro lado o mesmo móvel funciona como apoio à mesa de jantar. Mas é durante o preparo das refeições que toda essa linha de bancadas faz a diferença, é muito mais espaço para o cozinheiro apoiar utensílios e acessórios.

Lembrando que nem todas as bancadas desta cozinha precisarão ser feitas do mesmo material. É muito importante que a zona em torno da pia seja feita de um material mais resistente, principalmente à ação da água e do fogo – o inox e a pedra natural ainda são as melhores alternativas. 

Já para o tampo do balcão de refeições, há mais opções de escolha – a madeira é um ótimo material nesse tipo de situação.

São algumas das opções de materiais para bancada de cozinha: madeira, concreto, porcelanato, inox, quartzo, silestone, granito e nanoglass.

balcão para refeições na cozinha
Foto: Tatiana Caçapietra

  

balcão com fruteira em cozinha americana
Foto: Rua 141 Arquitetura

#4 Cozinha com ilha

Se nas cozinhas americanas o charme principal do layout é o balcão de refeições, nas cozinhas tipo gourmet o destaque vai para a ilha. E o que seria uma ilha de cozinha? 

É um balcão ou grupo de balcões que é colocado bem no centro do ambiente, permitindo a circulação de pessoas em toda a sua volta. Em alguns casos, é possível ter portas com cor e texturas em toda sua volta ou 360°.

Acima dos balcões de refeições, normalmente são instalados armários aéreos, prateleiras e luminárias pendentes. Já sobre balcões ilhas pode-se ter coifas instaladas. 

Por quê? Porque uma das funções que a ilha pode assumir é ser, além de balcão de refeições, uma bancada para embutir cooktop. Em outras propostas, este é o local da pia da cozinha. 

Gostou das ideias? Então, comece logo esse projeto em sua cozinha!

balcão de cozinha com ilha
Foto: SP Estudio

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Leia também

+ Como escolher o conjunto mesa de jantar e cadeiras e deixar a decoração de sala de jantar incrível

+ Como não gastar muito com decoração em 3 passos

Você pode gostar de ler também...