Conheça seu bairro

Freguesia: o suprassumo de Jacarepaguá no Rio de Janeiro

Região que vem recebendo grande destaque nos últimos anos, a Freguesia está dentro da Baixada de Jacarepaguá. Próximo da Barra da Tijuca e vizinho de Anil, Gardênia Azul, Pechincha, Tanque e Água Santa, o bairro é marcado pela área residencial, um centro econômico emergente e diversas construções de edifícios.

Conheça mais sobre o bairro da Freguesia

Fundada em 1661, na Zona Oeste do Rio, a Freguesia recebe esse nome devido à antiga povoação que se fixou ali, chamada de Freguesia de Nossa Senhora do Loreto e Santo Antônio de Jacarepaguá. Em 1981 foi separada de Jacarepaguá e se tornou um bairro independente, hoje apresentando uma área em torno de mil hectares ou 10 mil km².

A região é considerada nobre, pois inicialmente era ocupado por pessoas com maior poder aquisitivo, refletindo no perfil dos compradores e empreendimentos atuais, uma vez que as gerações seguintes procuram também morar na região.

Freguesia: o suprassumo de Jacarepaguá no Rio de Janeiro

Os empreendimentos da Freguesia seguem uma tendência, geralmente sendo de alto padrão (mais de dois quartos e amplo espaço). As casas e os condomínios moldam o entorno do bairro e representam a calmaria e conforto que os compradores procuram na região, com vantagens como cinema, parquinho, salão de festa, entre outras opções de lazer. Com isso, a área se moderniza e se valoriza cada vez mais, atraindo novos centros comerciais.

Instituições de ensino e centros de saúde

Escolas em Freguesia, o suprassumo de Jacarepaguá

Imagine ter diversos colégios e faculdades perto de casa, com fácil acesso e ótimas opções educacionais? A Freguesia pode proporcionar isso a seus moradores, que dispõem de colégios como o Instituto Nossa Senhora da Piedade, o Intellectus, o Luiz de Camões e o Primus. Também abriga os campus universitários da faculdade Estácio de Sá, Faculdades Integradas de Jacarepaguá e Universidade Cândido Mendes.

O bairro está abastecido com ótimas opções de farmácias e clinicas e consultórios, que podem te ajudar em emergências, assim como o Hospital Rios D’or e o Hospital e Maternidade AMIU.

Áreas de lazer e comércio

Bosque da Freguesia em Jacarepaguá, RJ

O comércio da Freguesia se expandiu e tornou-se o segundo maior da baixada de Jacarepaguá, apenas atrás do centro de Taquara. Diversas áreas de lazer, que também são centros comerciais, como o Quality Shopping, estão na região, trazendo cursos, lojas, playgrounds, teatro, boate, cinema, etc.

O bairro também conta com bares e restaurantes, os quais têm formado um centro gastronômico entre as ruas Araguaia, Xingu, Ituverava e estrada de Jacarepaguá. Nessa localidade é possível encontrar o restaurante Tio Frank, com 30 anos de tradição e também o vencedor do Comida di Buteco de 2012, o Boteco Nordestino Carioca. A Freguesia ainda conta com 310 mil m² dedicados ao Bosque da Freguesia, uma área verde e tranquila para caminhar e relaxar.

Transporte

Transporte em Freguesia, a suprassumo de Jacarepaguá

Uma vantagem da região é a proximidade das vias urbanas de mobilidade, como a Linha Amarela (acesso à Barra da Tijuca, Ilha do Governador e Subúrbio) e a Autoestrada do Grajaú-Jacarepaguá (acesso à Grande Tijuca e Zona Central). De acordo com os planos para as Olimpíadas do Rio em 2016, também existe o projeto de expansão das vias próximas com a Transolímpica (Recreio-Deoro) e da Transcarioca (Barra-Galeão). As principais ruas de locomoção do bairro são: Av. Governador Carlos Carlos Lacerda, Rua Ituverava, Rua Potiguara, Rua Tirol, Rua Edgard Werneck, Estrada de Jacarepaguá e Estrada do Gabinal.

Você pode gostar de ler também...