conheça seu bairro, more no Jabaquara
Conheça seu bairro

Por dentro do Jabaquara em São Paulo

Na minha opinião, a cidade de São Paulo é uma ótima cidade para se morar. Com sua pluralidade, abriga gente que veio de todas as regiões do Brasil e mesmo de outros países. Por ser uma metrópole, as opções de lazer são inúmeras, e a disponibilidade de serviços deixa qualquer outra cidade do país, e quase qualquer outra do mundo, anos luz atrás. Sim, temos problemas de trânsito e marginalidade como outras grandes cidades, mas é o preço que se paga para habitar nesse centro de cultura, lazer e oportunidades mil.

imóveis Jabaquara

Como não poderia deixar de ser, sou mais uma das várias pessoas que vieram do interior de outro estado, no caso Minas Gerais, pra crescer na cidade grande. Depois de morar em Pinheiros, Butantã, Saúde e Jardins, quando tive condições de comprar meu primeiro apartamento, depois de passar alguns meses indo pra cima e pra baixo com vários corretores visitando imóveis prontos, o bairro que escolhi para morar foi o Jabaquara.

Isso foi já há pouco mais de dez anos. E na minha opinião, o Jabaquara é um excelente bairro para se morar. É claro que se eu pudesse comprar um imóvel do mesmo tamanho da minha casa, escolheria o Jardins ou a Vila Madalena, ou talvez Moema. Mas há várias outras opções de bairros com imóveis com custo do metro quadrado similar ou ainda mais alto, que eu preteri. Eis os motivos:

Transporte para quem mora no Jabaquara

É super fácil se deslocar de lá para as outras regiões da cidade. Se você não tem carro, tem a linha azul do metrô, que não está esgotada como a linha vermelha. Se você for usar o carro, se precisar ir para o centro, pode pegar a Avenida Jabaquara ou a Bandeirantes e depois a Rubem Berta. Veja no mapa as ruas e estações de metrô do Jabaquara:

Se quiser ir para a Zona Leste, pode pegar a Bandeirantes sentido bairro e depois a Juntas Provisórias e a Salim Farah Maluf. Se quiser ir para a Zona Oeste, pega a Jornalista Roberto Marinho (antiga Águas Espraiadas) e já cai na Marginal Pinheiros.

Quer ir para o litoral? A Rodovia dos Imigrantes está do lado. Aliás em breve a Águas Espraiadas vai ser prolongada e vai até a Imigrantes. Se você for viajar e voar de Congonhas, em quinze minutos você chega até o aeroporto.

Segurança no Jabaquara

A poucas quadras do metrô, há uma delegacia de polícia de tamanho razoável. E não é raro ver várias patrulhas policiais na região. Isso inibe a ação de criminosos. Além disso, por ser um bairro de classe média, nunca ouvi falar de arrastões urbanos na região, como ocorre às vezes, por exemplo, em bairros de classes sociais mais altas, como no Morumbi.

Área verde para quem mora no Jabaquara

Ao lado da garagem do metrô Jabaquara existe o Centro Cultural Jabaquara. Trata-se de uma biblioteca pública, onde os estudantes da região podem se reunir para estudar. Além disso, há eventos culturais como apresentações folclóricas, quermesses e peças de teatro. Ao lado do Centro Cultural existe uma área verde onde as pessoas passeiam com crianças e cães. Um pequeno museu, na verdade uma casa da época dos bandeirantes, foi preservada dentro da área do Centro Cultural. A essa casinha deu-se o nome de “Sítio da Ressaca”. É muito interessante para se visitar.

imóveis Jabaquara
Biblioteca Centro Cultural

Infraestrutura

Em breve será construída uma nova linha de metrô, a linha ouro, ao lado do Centro Cultural Jabaquara. Será integrada com a estação São Judas, passará pelo Aeroporto de Congonhas, e em seguida por várias outras regiões, tendo como destino final o estádio do Morumbi. Excelente para quem for ver os jogos da copa do mundo e para o são paulinos da região. Uma outra obra vultuosa é o prolongamento da Avenida Jornalista Roberto Marinho. Boa parte da avenida será subterrânea e em cima será criado o “Parque do Chuvisco”. Um parque linear, que vai contar com quadras de esportes, ciclovia, pista de corrida e até ginásio coberto. Mal posso esperar para correr por lá.

Serviços

Esse na verdade é quase um ponto fraco do bairro. A oferta de alguns serviços ainda é pequena. Não há uma grande quantidade de bons restaurantes na região. Há uma churrascaria tradicionalíssima, que não segue o massificante sistema de rodízio, e que tem sempre boas críticas dos especialistas em gastronomia. Trata-se do “Chuletão”. Até o nome soa meio kitsch, mas a carne é realmente muito boa. Para qualquer outro tipo de restaurante ou boa comida, é melhor ir para Moema, que está a no máximo uns 15 minutos de carro.

imóveis Jabaquara
Terminal Jabaquara

Há os bares da imigrantes, mas embora a quantidade seja grande, a qualidade é quase sempre duvidosa. Há uma quantidade boa de supermercados. Num raio de 5km da estação do metrô há um Pão de Açúcar, um Carrefour e um WallMart, além do atacadista do bairro chamado “Diana’s”. A oferta de pizzarias de delivery é enorme, mas acho que isso não acontece só no Jabaquara. Acontece em qualquer bairro da cidade de São Paulo.

Enfim, acho que aconteceu comigo o que acontece com qualquer pessoa que sai de uma cidade pequena e vem morar em São Paulo. No começo estranha, se assusta e sente saudades da vidinha provinciana do interior. Depois começa a se entender com a cidade e a perceber o que ela tem bom. Depois passa a amá-la e a fazer parte dela de fato. E isso acontece em menor escala com os bairros. Depois de morar por um tempo em quase qualquer bairro da terra da garoa, a pessoa começa a perceber e desfrutar das vantagens do bairro e a oferecê-las e divulgar para seus amigos.

O Jabaquara pode não ser o melhor bairro de São Paulo para se morar, mas lá me sinto em casa e faço bom proveito de tudo que ele me
oferece.

Encontre imóveis no Jabaquara

Você pode gostar de ler também...