Decoração e Paisagismo

Chuveiro de parede X Chuveiro de teto: Quais as vantagens e desvantagens 

Basta uma visita rápida na loja de material de construção para perceber o quanto nosso mercado está repleto de variedades. Azulejos, revestimentos e muitas outras coisas com muitas opções para escolher de acordo com o gosto ou com o valor que melhor se encaixar. Uma das coisas que também podemos encontrar em grande variedade nessas lojas são os chuveiros. De várias marcas e modelos, cada uma com sua vantagem, acabamos ficando sem saber qual o melhor para trazer para casa.

Para ajudar nesse contratempo hoje vamos falar um pouco sobre os chuveiros de parede e de teto. Confira nossas dicas para você escolher o seu chuveiro novo!

Chuveiro de parede

Os chuveiros de paredes são aqueles modelos mais simples e os mais encontrados por aí. Ele é um modelo muito usado, porque é um dos mais baratos. Esse modelo é indicado para as residências em que a tubulação de água passa por dentro da parede e pode ser encontrado com ou sem “pescoço”. O pescoço nada mais é do que um tubo que possui a função de levar a água até o chuveiro, além de deixar seu chuveiro com um jato mais forte ou mais fraco, dependendo do comprimento e grossura do tubo.
Ele é visto com bons olhos pelas donas de casa, pois, por não ser grudado na parede permite que o jato de água caia mais longe, evitando que a parede fique toda molhada após o banho. Para entender melhor sobre esse modelo de chuveiro separamos algumas vantagens e desvantagens do mesmo.

Vantagens

  • Esse modelo de chuveiro possui fiação elétrica, com isso, o aquecimento da água é instantâneo;
  • Seu consumo é menor o que faz com que gere uma maior economia;
  • A maior parte dos modelos possuem três temperaturas, estas quando colocadas permanecem a mesma até o fim do banho.

Desvantagens

  • Esse modelo costuma ter jatos de água mais fracos;
  • Caso você seja uma pessoa que demore no banho seu consumo de energia será maior, pois é ligado na eletricidade.

 

Chuveiro de teto

Os chuveiros de teto são conhecidos pelo seu design inovador e por ser um modelo em que sua instalação pode ser feita no centro do box, o que leva pessoas que possuem banheiros pequenos adquirirem esse modelo. Sua instalação não é assim tão prática quanto o chuveiro anterior, pois, para que seja instalado os canos de água todos deverão vir pelo teto.

Esse modelo pode ser encontrado em lojas de material de construção em vários tamanhos variando entre pequenos, médios e grandes, cada um deles proporcionam um jato de água. Para quem está pensando em adquirir esse modelo vamos deixar algumas vantagens e desvantagens dele.

Vantagens

  • A elegância fala por si nesse modelo, ele transforma todo o banheiro deixando muito mais moderno;
  • Ele pode ser instalado com maior facilidade, desde que a instalação hidráulica seja feita pelo teto;
  • Ele proporciona jatos mais potentes, sendo estes, perfeitos para casas que possuem banheira.

Desvantagens

  • Diferente do outro modelo, não possui um sistema para que a água fique aquecida. Por isso, é preciso que você instale equipamentos elétricos ou solares para que a água esquente;
  • Preço mais caro;
  • O gasto de água é maior;
  • Para uma melhor instalação o teto precisará ser de gesso, o que já encarece um pouco mais a elaboração do cômodo.

Como vocês puderam ver ambos chuveiros possuem seus pontos positivos e negativos, se alguma dúvida ficou no ar, a dica é você procurar a loja de material de construção mais perto de você.

 

Autor: Rafaela Roque

Você pode gostar de ler também...