telhado com telhas de cerâmica e chaminé
Decoração e Paisagismo

Materiais de construção: você sabe escolher uma telha?

A escolha dos materiais de construção certos pode evitar problemas a longo prazo.

Há uma infinidade de elementos que compõem a estrutura de uma casa, e eles devem ser muito bem pensados para evitar erros na construção ou reforma da casa. Para conseguir conhecer as particularidades de cada um, uma boa pesquisa pode te ajudar! No post de hoje vamos falar sobre um desses elementos, as telhas. 

As opções disponíveis nas lojas de material de construção são muitas, cada uma com características únicas de durabilidade, conforto térmico, isolamento acústico, nível de luminosidade, etc. Selecionamos os 5 tipos de telhas mais comuns para falar sobre e ainda te dar dicas de como fazer a melhor escolha.  

  • Telhas de barro 
  • Telhas de PVC 
  • Telhas de concreto
  • Telhas de amianto 
  • Telhas ecológicas 

Telhas de barro: 

Esse é o tipo de telha mais comum e é, normalmente, escolhido por quem mora em regiões mais quentes. Quando você entra em uma loja de material de construção, elas são as primeiras opções justamente por vedarem muito bem a temperatura e deixarem a casa mais fresca mesmo durante o verão. 

Esse tipo de telha também tem uma grande variedade de modelos, o que faz com que possa se adaptar a qualquer tipo de estrutura, independente da inclinação ou forma. 

Telhas de PVC:

Mais baratas, as telhas de PVC possuem um ótimo custo-benefício. São mais modernas e também podem ser recicladas após o final de sua vida útil. Esse é um modelo fácil de ser instalado, possui bom isolamento térmico e são bem resistentes à ações do vento e chuva. 

Apenas é preciso tomar cuidado com a instalação, por serem muito leves as telhas precisam de uma atenção maior. 

Telhas de concreto:

Também são bastante utilizadas e se destacam pelo isolamento de temperatura e pelo índice baixo de condutividade térmica. Em termos de durabilidade, as telhas de concreto são mais resistentes do que as de barro, por exemplo. 

Mas, se optar por este modelo lembre-se de adquirir um impermeabilizante quando entrar na loja de material de construção. É preciso que elas sejam impermeabilizadas com resina devido à porosidade do material, fazendo isso as telhas não absorvem umidade e você não terá problemas de infiltração.

Telhas de amianto: 

Também são conhecidas como fibrocimento, são baratas e bem resistentes. Esse tipo de telha é mais utilizado em galpões e edifícios, não sendo muito indicadas para residências por sua vida útil ser curta.  

A desvantagem está em sua fragilidade e leveza, quebram mais fácil do que os outros modelos que citamos. Por isso, na instalação é preciso ter um cuidado extra ao fixar na estrutura. 

Telhas ecológicas: 

Para quem se preocupa com o meio ambiente, esse é o tipo de telha mais indicado. As telhas ecológicas não são tão comuns de se encontrar em uma loja de material de construção mas, vale o esforço de pesquisar até encontrar. 

Elas são feitas de fibras naturais e protegidas com resina para aumentar a sua durabilidade. Em sua composição também podem ser encontrados polietilenos vindos de embalagens recicladas, quase não absorvem umidade e não propagam chamas. 

Também são fáceis de serem instaladas e existem em uma variedade de cores. Uma ótima escolha que garante conforto, modernidade e sustentabilidade. 

Agora que você já conhece os tipos de telhas que são mais fáceis de serem encontradas em lojas de material de construção, ficou mais fácil de escolher a que mais se adapta as suas necessidades?! Nós esperamos que sim! 

E lembre-se de sempre levar em consideração o formato e inclinação do seu telhado, além de pensar no clima da região e o que você busca com relação ao isolamento térmico. Continue nos acompanhando para mais dicas, até a próxima!

Leia mais:

+ Quais materiais de construção comprar para ter a sua área gourmet?

+ Conheça os melhores revestimentos para a cozinha da sua casa

+Dicas práticas para fazer a escolha correta de móveis na hora de decorar sua casa

Você pode gostar de ler também...