Ambiente preto com cores derivadas do verde
Decoração e Paisagismo

Descubra como usar preto na sua casa da maneira certa

O preto é uma cor divisória quando se trata de interiores: alguns adoram, outros odeiam. Ele adiciona clima ao ambiente e pode dar personalidade a praticamente qualquer cômodo se for usado do jeito certo, caso contrário pode se tornar uma cor cansativa. De mistura com cores brilhantes a restrições de pintura em paredes secundárias, nesse post você irá conferir como utilizar o preto, ir além do óbvio e ainda ter estilo.

Veja 10 formas de usar as cores escuras de jeitos diferentes e empolgantes.

Ilumine com neon

Um cômodo saturado de cores escuras pode se tornar um ótimo fundo para cores neons. Essa mesa rosa choque e a vibrante obra de arte amarela ajudam a dar vida ao ambiente, o qual poderia ser monótono sem a energia que essas cores colocam no espaço. Só alguns detalhes são suficientes para que o efeito dramático do preto não seja perdido.

Deixe o preto definir o espaço

O preto cria um impacto forte no espaço, mas pode ser o elemento secundário. Ele está em grande quantidade neste ambiente e, mesmo assim, o cômodo parece muito claro, vivo e brilhante. Escolha uma estrutura branca e depois use o preto nas peças de madeiras, mobília e acessórios, mantendo, ao mesmo tempo, a característica dramática e o espaço arejado.

Adicione brilho com cores diferentes

Essa impecável sala de estar é um exemplo perfeito de como espaços com uma base preta podem ser vibrantes. Com uma paleta de cores focada nos diferentes tons de verde, turquesa e mostrada e objetos feitos de materiais que atraem a luz, esse cômodo se tornou um espaço bem aconchegante.

Acrescente brilho

Pendurar um espelho em um corredor pintado de preto pode criar luz e uma sensação de espaço. Esse design convexo reflete um espaço incrível e gera profundidade.

Crie uma ilusão

A percepção do tamanho do espaço pode ser influenciada pelo lugar nos quais se usam as cores claras e escuras. Para criar um ambiente mais aconchegante, pinte o teto e as paredes (inclusive a parte de cima, a moldura ou o gesso) de preto. Ou tente pintar um cômodo longo e estreito para aproximar visualmente a parede mais distante.

Suavize o ambiente com giz

Transformar a parede em uma lousa de giz é uma forma rápida e fácil de adicionar um pouco de drama em um espaço. Essa dica cria um ambiente mais suave e deixa o preto mais opaco, mais matte. Você também sempre poderá desenhar algumas imagens na parede se achar que apenas o preto é demais.

Comece pequeno

Quer tentar o preto, mas ainda se sente inseguro? Inspire-se com o estilo abaixo e pinte uma parede pequena, no meio de espaços; um exemplo é o patamar (em outras palavras, a área da escada entre dois andares). O contraste ousado parecerá incrível e o preto não será exagerado diante da claridade dos outros cômodos.

Crie uma parede única

Adote o estilo com uma parede única. A parede preta neste quarto ajuda a clarear e colocar a cama e as luzes no centro, enquanto as outras paredes e roupas de cama brancas mantém o ambiente leve e delicado.

Foque nos acessórios

Se a ideia de paredes pretas te assusta, por que não começar apenas com alguns acessórios? Essa mesa tem uma persiana, uma moldura e uma penteadeira preta que criam um ponto escuro e luxuoso no quarto. A chave aqui é a superfície brilhante, que invés de absorver, captura a luz.

Misture preto e branco

Este hall está perto de ser exagerado, mas a combinação das estampas geométricas e monocromáticas, o uso do mármore branco e dos puxadores de armário dourado transformou o provável corredor escuro e sombrio em um ambiente encantador.

Post original retirado daqui.

Você pode gostar de ler também...