DIY: Como decorar um quarto sem gastar muito
Decoração e Paisagismo

DIY: Como decorar um quarto sem gastar muito

O quarto é um dos ambientes em que as pessoas mais ficam quando estão em casa, visto que permite um pouco mais de privacidade do que a sala de estar e a cozinha. Assim, é comum que o cuidado para decorá-lo em DIY seja um pouco mais especial.

Se você acabou de comprar uma casa nova, a verba pode não ser tão alta para adquirir um quarto dos sonhos. Mas calma, a única coisa na vida que não tem solução é a morte, o que faz criar uma decoração fichinha.

Para isso, você pode – e deve! – investir em DIY! Sigla em inglês para referenciar-se a técnica de “faça você mesmo”, a escolha permite decorar o ambiente gastando um valor extremamente baixo. Quer saber como? Continue acompanhando esse post e descubra!

1. Objetos essenciais

DIY: Como decorar um quarto sem gastar muito
Foto: Pinterest

Quando falamos em quarto, o primeiro objeto que vem a nossa mente é a cama. Claro, ela precisa ser confortável, mas isso não significa que tem que ser tradicional.

Atualmente, existem diversas maneiras de criar esse móvel, podendo utilizar pallets e tatames para acomodar os colchões.

Porém, elas não se limitam a isso! Quem deseja ter um quarto estilo conto de fadas pode investir nas camas suspensas com cordas ou nas belas casinhas de tecidos, essa última muito popular entre as crianças.

Outros objetos que costumam ser sucesso de busca quando o assunto são itens feitos a partir do DIY são mesinhas de cabeceira. Elas podem ser feitas de papelão, tijolos velhos, madeiras, etc.

Ainda não tão populares, mas já ganhando espaço em algumas casas, os guarda-roupas abertos também vêm se destacando. No entanto, essa é uma prática que requer mais cuidado, pois podem ceder ou deixar as roupas expostas a pó mais facilmente.

2. Cabideiros e sapateiras

DIY: Como decorar um quarto sem gastar muito
Foto: Pinterest

Adquirir ​cesta básica para revenda​ é algo bem comum. Sendo assim, muitas pessoas costumam comprá-las, o que as deixa com uma caixa após guardar os alimentos nos armários. Agora, me responda: é mesmo necessário descartar esse item?

Se você disse “sim”, não está pensando de forma criativa e nem sustentável. Uma caixa de papelão tem mais utilidades do que uma pessoa pode pensar. Além de ser ótima para organizar objetos, elas podem ser transformadas em várias coisas muito legais.

Quer uma sapateira, mas não tem dinheiro para comprar uma nova? Que tal empilhar e decorar várias caixas e fazer um móvel super moderno e original? O DIY permite isso para você!

Entretanto, se você precisa de um cabideiro, pequenos pedaços de madeira podem fazer toda a diferença. Com o corte certo e as ferramentas adequadas de fixação, eles podem ser fixados de forma estratégica nas paredes.

3. Iluminação

DIY: Como decorar um quarto sem gastar muito
Foto: Pinterest

Manusear uma ​máquina de solda industrial​requer um certo tipo de iluminação para facilitar a atividade. O mesmo deve ocorrer no quarto! Em suma, não adianta nada ter um ambiente aconchegante se ele não for funcional, e a luz do ambiente é algo que faz toda a diferença para isso!

O DIY pode ser encaixado de várias maneiras nesse caso. A primeira delas diz respeito a criação de luminárias criativas, que podem ser de plástico, cano, colheres de plástico, palitos de sorvete, chapéus, etc.

A segunda, que é capaz de dar um ar mais mágico e juvenil para o quarto, refere-se à utilização de piscas-piscas. Então, sabe aquelas belas luzinhas que você guardou em cima do armário depois que desmontou a árvore de Natal em janeiro? Tire-as da caixa e dê uma nova utilização a elas!

4. Itens decorativos

DIY: Como decorar um quarto sem gastar muito
Foto: Pinterest

Uma ​manta asfáltica líquida​ é um revestimento impermeabilizante utilizado para impedir diversos problemas estruturais, como mofos, rachaduras e fissuras, bem como proporcionar conforto térmico para o local.

Os itens decorativos podem até não assegurar tudo isso, mas são essenciais para deixarem um ambiente com “cara de seu”. Criar quadrinhos, abajures, porta-lápis, mural de fotos, almofadas, entre vários outros pequenos objetos a partir do DIY pode trazer uma ótima sensação de conforto para o local.

Óbvio, não poderíamos deixar de citar uma ressalva bem legal sobre os itens citados anteriormente: eles podem não serem úteis para evitar rachaduras e fissuras, mas são efetivos para escondê-las.

Ah, sabe aqueles retalhos de tecidos velhos guardados na última gaveta do guarda-roupa? Eles podem ser costurados e dar vida a um lindo lençol para cama ou até mesmo um tapete super moderno.

Gostou do nosso post DIY: Como decorar um quarto sem gastar muito? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse​ ​artigo​ ​foi​ ​escrito​ ​por​ ​Larissa Rhouse,​ ​Criadora​ ​de​ ​Conteúdo​ ​do​ ​​​Soluções​ ​Industriais​​.

Leia mais:

+ Como não gastar muito com decoração em 3 passos

+ Decoração que cabe no bolso: 4 ideias para mudar o visual da sala sem comprometer o orçamento

+ Como gastar menos energia elétrica no verão: truques com os eletrodomésticos e tarefas da casa

Você pode gostar de ler também...