Decoração e Paisagismo

Como escolher o conjunto mesa de jantar e cadeiras e deixar a decoração de sala de jantar incrível

Dividir uma refeição, jogar conversa fora, rir e se divertir; não há nada mais gostoso do que isto. Dentro de casa, o melhor ponto de encontro para familiares e amigos é a sala de jantar. Este evento certamente envolve muito amor.

Mas sabia que a duração desta alegria pode estar condicionada com uma decoração local? Fora isso, muitos detalhes de design do conjunto mesa de jantar e cadeiras também influenciam no conforto das pessoas.

Seguindo este pensamento, bolamos um texto especial para te ajudar a preparar uma decoração mais bonita e a adequada para este ambiente especial da sua residência.

Vamos entender juntos o que é preciso ter neste espaço para que ele seja mais atraente e funcional. E também fazer um comparativo entre os diferentes modelos de mesa e os efeitos disso na interação entre os convidados da reunião. Ficou curioso? Continue lendo.

mesa de jantar com oito lugares na sala de jantar
Foto: Vanja Maia

A relação mesa de jantar e cadeiras versus decoração da sala de jantar

O conjunto mesa de jantar e cadeiras representa os itens mais importantes que precisam estar na decoração de uma sala de jantar. Mas as pessoas costumam ter dúvidas sobre que peças escolher para compor este ambiente da sua casa.

E, certamente, é fácil errar, nessa hora, adquirindo uma peça que não só não atende as necessidades da família como acaba em desarmonia com todo cenário ao redor. Por isso, atenção total.

Entenda que todos estes itens, mais uma possível cristaleira e balcão buffet, podem fazer parte de um mesmo pacote vendido nas lojas, combinando entre si. Porém, neste caso, há uma grande chance de que a decoração fique monótona demais.

Não tenha medo de ousar. Brinque com as possibilidades que o mercado oferece. Sua sala de casa pode ficar bem mais interessante se você misturar peças diferentes.

mesa de jantar com quatro cadeiras de couro
Foto: Laize Lago

Mas vamos explicar melhor como funciona este processo. Assim, para que o resultado final faça algum sentido, todos os móveis e acessórios escolhidos para a sua sala de jantar precisam ter um design que corresponda a proposta de decoração feita. E também é melhor que eles tenham algo em comum – como a sua linguagem estética, cor, acabamento e mais. Tudo é uma questão de bom gosto, de conhecimento e de entendimento de decoração.

sala de jantar com design combinado entre decoração e móveis
Foto: Kwartet Arquitetura
mesa de jantar no terraço com móveis rústicos
Foto: Idália Daudt

Os diferentes modelos de mesa de jantar

Hoje em dia, temos uma cartela de opções de móveis bem vasta à venda nas lojas. Podemos encontrar todo tipo de conjunto de mesa de jantar e de cadeiras para sala de jantar. Se você sabe quais as proporções, materialidade e estilo visual que estes móveis devem ter, a escolha fica muito mais fácil.

Como dissemos antes, essas peças não precisam combinar. Mas, elas estarem juntas, precisa fazer sentido. Por exemplo, não combina ter uma mesa com tampo de vidro e pé central de pedra com cadeiras de plástico. Entende a comparação?

Mas, ao mesmo tempo, você pode ter na sala uma mesa com pés metálicos e tampo rústico de madeira natural acompanhada de cadeiras de plástico super modernas. Não é incrível?

mesa de jantar oval com 6 cadeiras laranja
Foto: Andrea Petini

Uma boa combinação que você pode fazer, para fugir do tradicional, é justamente brincar com essa questão das cadeiras.

Essas peças devem contrastar, de algum modo, com a mesa de jantar – por exemplo, mesa em madeira escura com cadeiras revestidas de tecido bege. Cadeiras que tenham o mesmo formato e acabamento podem ter cores diferentes; já cadeiras em formatos diferentes devem ter cores iguais. Este jogo garante a harmonia.

Falando mais especificamente sobre as mesas de jantar, existem aquelas com tampo de madeira natural, de madeira laqueada, de pedra, revestida com ladrilhos e de metal.

As mesas mais escuras e com quatro pés parecem ocupar mais espaço, pesam mais no olhar e não podem ter as quinas aproveitadas. Já as mesas claras ou translúcidas e com um único pé central provocam o efeito oposto e podem ter cadeiras em toda a volta.

mesa de jantar com tampo de vidro e oito lugares
Foto: Gislene Lopes

Para salas mais compactas, a recomendação são as mesas com formatos geométricos puros. Já salas com áreas amplas permitem a utilização de mesas em formatos mais ousados.

Mesas quadradas e retangulares ajudariam a utilizar melhor os espaços. Porém, as redondas e ovais estimulariam mais a interação entre aqueles que estão sentados ao redor. Claro que existem outros modelos de mesas, como as ortogonais.

sala de jantar integrada a sala de estar
Foto: Ana Andrade
mesa de jantar redonda em tom escuro
Foto: AMFB Arquitetura
sala de jantar integrada com mesa oval
Foto: Andrea Petini

As distâncias certas entre mesa de jantar, cadeiras e lustre pendente

Voltamos a falar que existem vários modelos diferentes de mesa de jantar à venda. Os modelos mais adquiridos pelos consumidores são os retangulares nas seguintes dimensões:

  • 4 lugares – 90 por 90 cm;
  • 6 lugares – 1,5 m por 90 cm;
  • 8 lugares – 2 m por 1,1 m.

Se você quer saber qual desses modelos de mesas caberia ao certo dentro da sua sala de jantar, você deve levar em conta o espaço necessário para cadeiras, pessoas e circulação.

Uma cadeira de jantar padrão pode ter em torno de 50 cm de largura – entre uma e outra cadeira deve ter cerca de 10 a 20 cm de folga, sendo que a última cadeira ficaria a 40 cm da quina. Já o tampo da mesa precisa ficar afastado cerca de 1 m, no mínimo, das paredes próximas.

Outra medida que você precisa anotar é a de circulação ao redor das cadeiras, em torno de 60 cm, no mínimo. Também a distância de 1,2 a 1,5 m da mesa com relação a uma cristaleira ou balcão buffet.

E, por fim, a distância em que o lustre pendente colocado sobre esta mesa precisa ficar do tamanho, em torno de 75 a 90 cm. Recomendamos que você anote isso em uma folha, testando estas medidas dentro das medidas da sua sala de jantar.

escolha do lustre sobre a mesa de jantar
Foto: Studio Scatena Arquitetura

Muitas opções lindas, não? Já decidiu qual é a que melhor combina com sua casa?

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Leia também:

+ Como adaptar a decoração do hall de entrada durante a pandemia

+ Como fazer uma decoração inovadora na sua casa?

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...