Decoração e Paisagismo

Que tal renovar a decoração de sua casa? Confira 7 dicas que podem ajudá-lo a fazer isso!

Talvez você nunca tenha reparado na influência que a decoração exerce sobre as nossas vidas, mas a realidade é que ela vai muito além de deixar os ambientes mais bonitos e harmônicos. Uma decoração bem feita é capaz de transmitir sensações, como conforto, aconchego e acolhimento, além de estimular pensamentos positivos e aumentar o bem-estar das pessoas.

Decorar é uma arte, e o melhor: qualquer pessoa pode se arriscar decorando sua própria casa. Para aqueles que têm certo receio e acham que não levam jeito para decoração, nós iremos mostrar algumas dicas elaboradas em parceria com a Plataforma Habitissimo que prometem deixar qualquer um mais seguro e confiante na hora de decorar a casa. Pronto para conferir?

decoração de sala de estar
Foto: habitissimo.com

1- Defina seu estilo

O primeiro passo para ter sucesso com a decoração de qualquer ambiente é saber qual estilo ou tendência você deseja seguir. Claro que nada te impede de mesclar dois ou mais estilos diferentes em uma mesma decoração, mas é importante definir quais são eles e conhecer as características principais de cada um. Você pode optar, por exemplo, por uma linha mais clássica, com cores sóbrias e neutras, ou seguir um caminho mais ousado com tendências modernas e industriais. Tudo irá depender do seu gosto pessoal e do resultado que deseja alcançar.

decoração de sala de estar com estilo rústico
Foto: habitissimo.com

2- Busque inspiração

Agora que você já sabe o estilo ou tendência que irá aplicar na decoração de cada ambiente de sua casa, o próximo passo é buscar inspiração para acertar na escolha de todos os elementos decorativos que irá utilizar. Você pode recorrer a revistas especializadas, vídeos na internet e principalmente às páginas voltadas para esse tipo de assunto que você encontra tanto na Habitissimo quanto aqui mesmo na Westwing. Observe as fotos, veja os detalhes, busque referências e anote tudo aquilo que for relevante para criar a decoração de sua casa.

ideia para renovar a decoração com plantas e arranjos
Foto: habitissimo.com

3- Avalie o que precisa ser modificado

Quando você começa a se aventurar pelo universo da decoração, logo percebe uma série de mudanças que gostaria de fazer em seu imóvel. Pode ser a troca de um piso, a pintura de uma parede, os reparos em alguma estrutura, etc. Sejam quais forem as melhorias que você desejar fazer, é importante contar com a ajuda de profissionais experientes para lhe ajudarem com essas tarefas. Avalie o que pode ser reaproveitado na decoração e o que de fato precisa mudar para colocar em prática as mudanças que deseja realizar.

sala de estar com elementos naturais e cores
Foto: habitissimo.com

4- Aposte no DIY

Já que você decidiu arregaçar as mangas para transformar a decoração de sua casa, por que não exercitar também suas habilidades manuais com alguns trabalhos no estilo DIY (faça você mesmo). O que não faltam são ideias diferentes de peças decorativas, móveis e acessórios que você mesmo pode fazer seguindo tutoriais na internet e utilizando materiais simples e acessíveis. A melhor parte disso tudo é que você terá itens exclusivos feitos especialmente para atender às suas necessidades e de quebra ainda consegue economizar bastante!

ideias para renovar a decoração com reaproveitamento e diy
Foto: habitissimo.com

5- Capriche nos detalhes

Uma decoração de sucesso é feita nos detalhes. Não basta apenas se preocupar em escolher os melhores móveis ou os objetos decorativos mais caros para decorar sua casa. É importante observar os detalhes que irão fazer toda a diferença pelo resultado final do trabalho. Uma iluminação bem direcionada, por exemplo, faz com que os ambientes pareçam mais agradáveis, o uso de tapetes, almofadas e puffs contribui para criar a sensação de aconchego, as plantas ajudam a trazer mais leveza para os espaços, entre tantos outros detalhes que devem ser observados para criar uma decoração impecável em sua casa.

itens de decoração ricos em detalhes
Foto: habitissimo.com

6- Não se esqueça das cores

Você já ouviu falar do círculo cromático na decoração? Ele nada mais é do que um recurso muito utilizado por arquitetos e decoradores para buscar relações harmônicas entre as cores na hora de decorar os ambientes.  A depender do estilo decorativo que você escolheu, o uso de determinadas cores deverá prevalecer em detrimento de outras, e o uso do círculo cromático pode ajudá-lo a definir melhor qual será a paleta de cores que poderá utilizar em sua casa para criar composições agradáveis visualmente.

manta de sofá mostarda combinando com adesivo de parede

 

7- Dê o seu toque pessoal

Nada pode ser melhor do que uma decoração que reflete as suas características e vontades. Por isso, enquanto estiver decorando sua casa, lembre-se de deixar sua marca registrada nela. Se você é uma pessoa ligada à natureza, por exemplo, pode apostar em tecidos e imagens que remetam às plantas e belas paisagens. Por outro lado, se você possui uma pegada mais urbana, pode criar um painel com grafite em alguma das áreas da casa e quem sabe até explorar o próprio visual da cidade com um mural de algum ponto que seja importante para você.

cabeceira com fotografia urbana para renovar a decoração
Foto: habitissimo.com

Avatar

Westwing

O Westwing é um refúgio criativo para quem é apaixonado por casa e decoração, servindo como uma fonte inesgotável de inspiração em 15 países. Fundado em 2011 na Alemanha, o Westwing está no Brasil há três anos e já se tornou o maior e-commerce do segmento home and living do país, decorando a vida de milhões de pessoas. O Westwing é uma experiência única em vendas online, é um site vivo, que se renova todos os dias graças ao seu modelo de negócios, com campanhas promocionais que possuem prazos limitados, descontos de até 70% e uma ampla variedade de produtos. O know-how da equipe de curadoria especializada e um portfólio completamente diversificado permite oferecer desde objetos de decoração até artigos para cama, mesa e banho, passando também por móveis, eletrodomésticos e muitas outras utilidades domésticas. São peças garimpadas para cada momento da vida e todos os cantinhos da casa!

Você pode gostar de ler também...