Decoração e Paisagismo

Exemplos lindos de quarto de menina para se inspirar

Nossa sociedade é composta de pessoas de todos os tipos, e isto é uma coisa maravilhosa; é justamente esta diversidade que torna tudo mais especial. Mas os projetistas de interiores precisam considerar isto melhor, por exemplo, quando estiverem projetando uma decoração de quarto de menina.

Seria completamente errado generalizar que todas as crianças gostam das mesmas coisas, ou melhor, que se sentem atraídas pelos mesmos objetos. Na verdade, cada uma terá gostos e necessidades diferentes. 

É exatamente por isto que vemos tantas soluções para espaços infantis nas redes. Especialmente para quartos de meninas, há várias opções também. Veja alguns modelos para se inspirar.

quarto de menina branco com detalhes em rosa na cama, móveis e papel de parede
Foto: 2MArquitetura Arquitetura e Interiores

Estilos de decoração de quarto de menina

Decoração moderna, clássica e retrô

Existem muitos estilos diferentes de decoração de interiores; e todos podem ser estudados e servirem de inspiração para a criação de espaços infantis.

Pensando nas tendências que estão em alta no presente, damos três sugestões para quartos de meninas. 

O primeiro deles é, obviamente, a decoração de traços modernos – mais minimalistas ou clean, bem suave e neutra -, podendo ser personalizada mais tarde.

As demais alternativas fazem relação com o que é apontado como tendência para 2021, que são as decorações de traços antigos. 

Primeiro devemos destacar aquelas em linhas mais sinuosas, de características provençais – muito mais suaves, embora rústicas -, com toques românticos. Por fim, aquelas decorações inspiradas em décadas anteriores – como anos 80 -, mais coloridas e cheias de estampas.

nichos cor de rosa na decoração de quarto de menina
Foto: Patricia Kolanian Pasquini
quarto de menina com meia parede em rosa
Foto: SP Estudio
quarto feminino com papel de parede e detalhes em rosa
Foto: ConForma arquitetura + design

Decoração de quarto de menina em rosa e em outras cores

Claro que não precisamos nos restringir apenas a estas opções. Como já foi dito, existem muitos outros estilos lindos de decoração que podem funcionar bem para espaços infantis. 

Do mesmo modo, devemos estar abertos a testar diferentes alternativas de paletas de cores para quarto de menina.

Sabemos que a cor rosa é sempre a primeira a ser cogitada; mas outros tons também podem funcionar neste caso.

Observando as imagens deste texto, vemos que os tons quentes são predominantes nas propostas de decorações de ambientes femininos. Isto inclui os tons rosados, como também os avermelhados e alaranjados. 

Sabe por quê? Tudo tem a ver com as simbologias destas cores para a Arquitetura e Design de Interiores. Todas são muito mais vibrantes e remetem aos sentimentos mais “doces”, como o amor e a paixão.

quarto infantil com detalhes em madeira e toques de rosa claro
Foto: Escritório BE. Studio

Mas se sabemos que na sociedade existem pessoas diferentes, é certo dizer que vamos conhecer mulheres com todo o tipo de preferência. 

Aquelas meninas que visam ter mais tranquilidade e equilíbrio na vida podem preferir decorações em azul e verde – símbolos também de pureza.

Já outras podem ainda querer criar um efeito romântico delicado na decoração do seu quarto, mas utilizando, no lugar do rosa, a cor lilás.

rosa e verde na decoração de quarto de menina
Foto: Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design
decoração de quarto infantil com lilás em branco
Foto: Andrea Teixeira & Fernanda Negrelli

E não podemos esquecer-nos de colocar nesta lista a cor representante de 2021, o amarelo, bem aconchegante para os olhos. Esta cor, assim como outras quentes, não deve ser utilizada em grande quantidade em quarto de menina. 

Uma estratégia que podemos adotar é criar uma decoração mais neutra e a pontuar com outras cores mais fortes e vivas, deixando o ambiente mais alegre e com mais movimento.

decoração feminina com turquesa e rosa
Foto: Katia Llaneli

Decoração em estampa floral e geométrica

E como falar em uma decoração de quarto de menina sem pensar em certos elementos de ornamentação, tipo tapetes, cortinas, almofadas e colchas de cama? 

Sim, os itens têxteis sempre ajudam a dar mais personalidade às composições. E, numa situação como esta, podemos mesclar itens lisos, nas cores que escolhemos para serem as predominantes da decoração, e também itens estampados.

Quanto às estampas dos elementos para quarto de menina, existem muitas opções – que devem ser escolhidas de acordo com o estilo estabelecido. 

Para cômodos assim, o floral sempre combina muito bem, principalmente em razão desta ideia de se criar cenários mais delicados e românticos, mas uma tendência ainda mais atual é apostar nas estampas geométricas, como triângulos e bolinhas.

Agora é vez de você observar de novo – com mais atenção ainda – os detalhes impressionantes dos projetos apresentados como ilustração deste texto. 

Veja, por exemplo, as belas versões de caminhas – incluindo a em formato de casinha e a acompanhada de dossel; e a utilização, nestes espaços, de penteadeira e escrivaninha. Além de todos os quadrinhos, babados, laços e mais elementos. Inspire-se em tudo isto.

quarto de menina com decoração geométrica e colorida
Foto: Sandra Picciotto
papel de parede geométrico em quarto de menina
Foto: Vitral Arquitetura

Opções não faltam para deixar o quarto da menina lindo, um sonho que você pode realizar!

Essas dicas de decoração para quarto de menina foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...